Pelas 14 horas, será exibido um documentário sobre a urbanização da Encosta da Barata, na Escola António Torrado, e serão também inaugurados o novo campo de petanca, a intervenção de arte urbana pelo artista Francisco Camilo no campo de basquetebol do bairro, e outras realizadas pelo mesmo estabelecimento de ensino.
O programa inclui ainda um mercado de outono, com produtores agroalimentares e artesãos, rastreios cardiovasculares e de cessação tabágica, e atividades desportivas, como torneios de basquetebol e de petanca, zumba e gincana.
Segundo explica uma nota de imprensa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS), o projeto “Encosta Vida” tem por “objetivo principal desencadear mecanismos de organização que sustentem a criação de uma Associação de Moradores, com todas as vantagens que trará para a comunidade residente e empresarial”.
Da parceria fazem parte a TAGUS, a Câmara de Abrantes, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, a Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 280 de Abrantes, o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 172 de Abrantes, a Cres.Ser – Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário, a Escola Básica António Torrado do Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes e a União de Freguesias de Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede.