O projeto “Sementeira d’Afetos”, que teve por objetivo promover o envelhecimento ativo no concelho de Santarém, reuniu um total de 197 participantes de 15 instituições, através da implementação de um atelier de costura criativa.
Segundo números divulgados pela Câmara de Santarém, que foi parceira deste projeto desenvolvido pelo Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (CSPSMA), foram produzidos 550 artigos, o que permitiu aumentar os recursos económicos para investimentos em iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos.
A iniciativa “teve também uma vertente ambiental, no sentido em que reutilizou cerca de 280 metros de desperdício têxtil e sensibilizou para a utilização de produtos reutilizáveis com impacto ambiental”, explica uma nota de imprensa da autarquia.
“É gratificante ver o sucesso deste tipo de iniciativas, que quebram o preconceito do idadismo e que permitem ocupar ativamente os idosos, através dos seus saberes e capacitando-os também para novas aprendizagens”, salientou Ricardo Gonçalves, o presidente da Câmara de Santarém, durante a apresentação dos resultados.