Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Projeto Alviela 7.7 apresentado em Pernes e Vaqueiros

A Câmara Municipal de Santarém apresentou esta quarta-feira, 9 de agosto, em duas sessões realizadas na Escola Primária de Vaqueiros e na Junta de Freguesia de Pernes, o Projeto Alviela 7.7, que prevê a reabilitação fluvial em sete quilómetros no rio Alviela e 700 metros no rio Centeio, afluente do Alviela.


A apresentação pública, bastante participada, teve como propósito dar a conhecer as opções tomadas no projeto, demonstrando os benefícios das soluções baseadas na natureza, recorrendo a técnicas de engenharia natural, para estimular a reflexão e a integração das comunidades locais na concretização das ações de reabilitação fluvial, conservação dos ecossistemas ribeirinhos, na perceção do valor dos serviços dos ecossistemas e nas oportunidades de desenvolvimento socioeconómico dos territórios contemplados.

A importância deste projeto para as populações justifica-se pela emergência de se atuar na reabilitação do rio Alviela, de forma integrada, para devolver às comunidades um curso de água com maior qualidade, biodiversidade autóctone e espaços de bem-estar que este recurso natural deve proporcionar.

O vereador com a Proteção Ambiental na Câmara de Santarém, Nuno Russo, que esteve acompanhado de outros autarcas e técnicos do município, referiu “a importância deste projeto para o concelho, para a reabilitação do rio Alviela e do rio Centeio como fundamentais para o desenvolvimento concelhio”.

O vereador explicou que o projeto tem um investimento total de 840 mil euros e visa diminuir o impacto das cheias e a minimização de riscos de inundações. “O Município de Santarém assume a política de recursos hídricos, com a prioridade na reabilitação e restauro dos ecossistemas ribeirinhos, potenciando a biodiversidade, valorizando o território e promovendo o bem-estar das comunidades”, completou.

A empresa especialista em reabilitação fluvial contratada pelo município para elaborar o estudo e o projeto de execução, apresentou as intervenções a realizar na área que vai desde Vaqueiros até à foz do rio Centeio, em Pernes, e um troço em São Vicente do Paúl.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB