O processo de averiguações internas à construção do skate parque instalado no Campo Infante da Câmara, em Santarém, vai ser remetido ao Ministério Público, para serem investigadas alegadas irregularidades em sede de inquérito judicial, e vão ser instaurados pelo menos dois processos disciplinares a funcionários da autarquia.
A informação foi avançada na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 12 de fevereiro, pelo presidente da autarquia. Ricardo Gonçalves anunciou ainda que o processo vai ser alvo de remessa para o gabinete de auditoria para rever procedimentos e processos, e enviado ao gabinete de advogados da câmara para que seja interposta uma ação judicial contra o vencedor do concurso, por incumprimento e cumprimento defeituoso do projeto.
Recorde-se que o presidente da autarquia tinha mandado encerrar o skate parque e instaurar um inquérito aos procedimentos legais da adjudicação do equipamento, entregue por consulta prévia ao empresário escalabitano Artur Georgio Casaca, apenas uma semana após a sua inauguração, em agosto de 2023.
O inquérito decorreu desde então, com recolha de documentos e audição de dezenas de testemunhas, tendo ficado concluído já neste mês de fevereiro, após várias prorrogações do prazo inicial. No entanto, contrariamente ao esperado, o documento não foi tornado público, nem sequer as suas conclusões, sendo óbvio que apontam para graves irregularidades, algumas delas já reveladas pela Rede Regional.
O vereador do Chega, Pedro Frazão, que várias vezes questionou sobre estas mesmas conclusões, foi bastante crítico com a demora do inquérito, considerando que “não era preciso se um génio para perceber” que a autarquia tinha de interpor uma ação judicial porque a obra não tinha sido feita conforme o caderno de encargos.
Pedro Frazão afirmou que há óbvios “laivos de compadrio e tráfico de influências” e lamentou que autarquia não seja expedida em criar mecanismos que evitem estas situações, responsabilizando Ricardo Gonçalves por ter sido quem deu “o aval final” da obra.
LEIA TAMBÉM:
Vereador Diogo Gomes suspende mandato por causa do skate parque
Concurso do skate parque com indícios de ter sido feito “à medida” para o vencedor
3 Responses
Uma vergonha, outras localidades tem skate parks em betão, fechados, bons para a prática da modalidade. Aqui nesta aldeia fazem rampas de ferro boas para a prática de acidentes.
Por sorte o hospital é perto
Nada de admirar. Já estamos habituados..