Os presidentes das juntas de freguesia do concelho de Santarém reuniram-se esta quinta-feira, 24 de outubro, para abordarem questões relacionadas com a criação das Comissões Sociais de Freguesia.
Este novo órgão faz parte integrante da rede social concelhia tem como missão ser a primeira resposta para os problemas de pobreza e de exclusão social das freguesias e um meio de encaminhar todos os problemas que excedam a capacidade dos seus recursos.
O encontro juntou também responsáveis da Câmara de Santarém, entre os quais a vereadoura com o pelouro da Ação Social, Susana Pita Soares, e o diretor do Centro Distrital de Santarém do Instituto de Segurança Social, Tiago Leite.
A Junta de Freguesia da Moçarria e a União de Freguesias de Santarém apresentaram as suas experiências, nomeadamente, a metodologia que adotaram para iniciar a criação das respetivas Comissões Sociais de Freguesias, os parceiros que contactaram e o modelo de funcionamento que implementaram.
No concelho de Santarém existem três Comissões Sociais de Freguesia a funcionar em pleno: CSF de Moçarria, CSF da União de Freguesias da Cidade de Santarém e a CSF do Vale de Santarém.