A distinção foi atribuída durante a cerimónia de comemoração do 16.º aniversário da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e deixou o autarca com um misto de sentimentos entre a surpresa, a felicidade e o reconhecimento.
“Admito a minha surpresa pela condecoração, que desconhecia existir. Fico, no entanto, muito feliz pelo reconhecimento, que é resultado de um trabalho feito em parceria com o MAI e com a ANEPC, desde 2009, quando ainda era vereador e que permitiu ter no nosso concelho a maior concentração de meios de proteção e socorro de Portugal”, disse Pedro Ribeiro.
O autarca agradeceu a José Luis Carneiro, à Secretária de Estado Patricia Gaspar e ao presidente da ANEPC, General Duarte Costa, por este momento que o “encheu de orgulho” e quis partilhar a medalha com quem consigo trabalhou nestes projetos, desde os técnicos aos membros dos vários executivos. “Nada se faz sozinho”, disse.
A Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, compreende os graus Ouro, Prata e Cobre e cada grau três distintivos, nas cores azul, laranja e branco. O laranja distingue atos de prestimosa colaboração com as autoridades na direção e coordenação dos recursos afetos a ações de proteção e socorro.