O prédio devoluto situado na rua Pedro de Santarém, que sofreu um incêndio na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, foi demolido durante a tarde porque apresentava risco de queda eminente.
Contactado pela Rede Regional, o comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém (BMS), Nuno Oliveira, explicou que a demolição foi decidida ainda durante a manhã devido ao perigo que o edifício representava para todos os que ali circulavam.
“Havia uma chaminé que estava a cair e uma parte de uma das paredes caiu mesmo, pelo que chamei uma equipa de vistoria da câmara e, em conjunto com o proprietário, concordámos todos que o prédio teria de ser demolido”, explicou Nuno Oliveira.
O comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém acrescenta que o fogo destruiu por completo o interior do edifício, que ficou sem qualquer parede de suporte o que, juntando ao facto de não ter prédios encostados nas laterais, fez com que o risco de derrocada fosse eminente.
Com a demolição, Nuno Oliveira diz que a segurança dos moradores e transeuntes está salvaguardada, pelo que a remoção dos restos do prédio só deverá acontecer “amanhã ou depois”.
O comandante dos BMS referiu ainda que o incêndio começou no primeiro piso do prédio, de três andares, não se sabendo no entanto quais as causas da ignição.
A Rede Regional conseguiu no entanto apurar junto de alguns moradores que o local era frequentado por alegados toxicodependentes sem abrigo, alguns que ali pernoitavam, o que poderá indiciar que as chamas terão tido origem humana.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Uma resposta
Espero sinceramente que não se venha a verificar a mesma situação existente na Rua João Afonso, onde uma demolição municipal, com alguns anos, continua a mostrar a má administração autárquica que temos tido ao longo dos últimos anos, que permite que num sitio daqueles se verifique tal barbaridade. Não esquecer que que visita Santarém, passa forçosamente por ali, para se dirigir ao centro histórico, em particular à Igreja do Milagre.