A Câmara da Barquinha concluiu recentemente o sistema intercetor de águas residuais da Praia do Ribatejo, estando a ETAR a receber efluentes desta freguesia já desde o início do mês de dezembro.
No sentido de dotar as restantes localidades daquela freguesia de saneamento básico, a Câmara Municipal, segundo uma nota de imprensa, apresentou uma candidatura ao POSEUR que visa obter financiamento para “a redução da poluição urbana nas massas de água e o fecho de sistemas de saneamento de águas residuais”.
Com esta nova obra, a zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo ficará dotada com um sistema público de recolha, drenagem e tratamento de águas residuais domésticas, beneficiando as populações dos lugares de Madeiras, Casal Pintainhos, Casal Jacinto, Portela, Laranjeira, Vale Poços e Fonte Santa.
Os efluentes produzidos na área não são sujeitos a tratamento, sendo lançados nas linhas de água, por descarga direta ou após recolha em fossas sépticas individuais.
Esta empreitada permitirá executar as redes de drenagem em baixa, e a rede será ligada à estação elevatória das Madeiras e, posteriormente, bombada para a ETAR de Praia do Ribatejo.