Pelo 6º ano consecutivo, a praia fluvial de Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, recebeu o galardão “bandeira azul”, uma espécie de certificação de excelência ambiental em matéria da qualidade da água, informação disponível, gestão ambiental e equipamentos que distingue os redutos de veraneio.
Na cerimónia, que decorreu no passado dia 5 de julho, foi também hasteada a bandeira “praia acessível – praia para todos”, que confirma a existência de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
Neste capítulo, esta praia fluvial tem rampa de acesso à areia, instalações sanitárias adaptadas e estacionamento específico, equipamentos que foram reconhecidos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Turismo de Portugal.
A cerimónia de hasteamento das bandeiras, que juntou a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, o vereador Manuel Valamatos e o presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Álvaro Paulino, foi antecedida pela verificação do cumprimento dos critérios que asseguram as condições de acessibilidade.
Margarida Nunes, da APA, felicitou o município, enquanto promotor da candidatura, pelo cumprimento de todos os parâmetros que certificam a qualidade da praia fluvial.
“É um fator distintivo para podermos atrair mais visitantes”, frisou Céu Albuquerque, para quem esta praia é um “orgulho” para todos os abrantinos.