Um dia depois de ter completado 56 anos, Lázaro Figueiredo correu mais de 500 metros atrás de um ladrão que tinha acabado de roubar por esticão a mala de uma idosa, no Largo do Seminário, em pleno centro histórico de Santarém.
Ao ver a vítima estatelada no chão junto à entrada do parque de estacionamento do Seminário, o homem não hesitou em perseguir o assaltante até o apanhar no parque de estacionamento subterrâneo da Abispark, a poucos metros da esquadra da PSP.
“Ao lembrar-me que podia ser a minha mãe ali estendida, nem pensei duas vezes e fui logo atrás dele”, relatou à Rede Regional Lázaro Figueiredo, que diz não se sentir um herói, mas apenas um cidadão que acudiu a alguém indefeso e em apuros.
Já no parque subterrâneo, e depois de ser ameaçado, o autor do crime acabou por entregar a mala sem resistência, fugindo de seguida.
“Já nem tentei apanhá-lo porque tinha o mais importante, que era a mala da senhora”, acrescentou o homem, conhecido na cidade pela alcunha de “Nazareno”.
Lázaro Figueiredo regressou de imediato para devolver o artigo roubado à idosa, de 80 anos, que ainda foi assistida no Hospital de Santarém a algumas escoriações.
A vítima apresentou entretanto queixa na PSP de Santarém, que está agora a investigar o caso e a tentar identificar o autor do crime.
“Eu nunca tinha visto o fulano cá pela cidade, mas conheço-o de certeza se o vir novamente”, afirma Lázaro Figueiredo, descrevendo o ladrão como um homem alto e fracote, com cerca de 40 anos.