Ter, 23 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

População junta-se para limpar lagoas na Azinhaga


Vários membros da Associação de Caça e Pesca da Azinhaga e um grupo de amigos voluntários realizaram uma ação de limpeza de jacintos-de-água em várias alvercas e lagoas desta vila do concelho da Golegã, no sábado, 4 de Maio.

Esta iniciativa, convocada apenas através do facebook, visou retirar da água esta espécie os aglomerados isolados de plantas que não foram arrastados pelas últimas cheias, e que ficaram junto às margens arborizadas.

Apesar de não existir uma grande quantidade de jacintos-de-água, a sua reprodução vegetativa representa um perigo real de propagação, uma vez que tem a capacidade de crescer exponencialmente, podendo a sua população duplicar entre seis a 18 dias, segundo os promotores desta limpeza.

"A ação constante de remoção e monitorização destas plantas é fundamental para impedir ou atrasar a re-infestação", explica Carlos Simões, acrescentando que este é um trabalho que a Associação de Caça e Pesca de Azinhaga está a desenvolver desde Julho de 2011, desde a iniciativa "SOS Alvercas da Azinhaga".

Este grupo de cidadãos tem já na calha a constituição de uma associação, para já com a designação de "Grupo de Defesa das Alvercas da Azinhaga", que pretende "tornar permanente e mais efetivo o cuidado a ter com as alvercas, património natural da freguesia de Azinhaga e do concelho em que esta se insere", conforme se pode ler na página da Internet do grupo, em http://www.alvercas.azinhaga.net.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB