A ponte dos namorados sobre a Ribeira de Seiça, na Corredoura, concelho de Ourém, deverá reabrir ao trânsito no final de abril, após concluída a intervenção de consolidação que está a decorrer desde o seu encerramento, a 16 de janeiro deste ano.
As obras vão ser “mais demoradas e mais cuidadas” que o inicialmente previsto, segundo o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, que explica que os trabalhos visam não só a estabilização estrutural do tabuleiro, mas também a conservação das caraterísticas primitivas da ponte.
A primeira fase da intervenção estabilizou os processos de degradação, estando atualmente a decorrer “os trabalhos de consolidação da alvenaria em desagregação, e injeções pontuais nas fissuras provocadas pela ação mecânica das raízes do plátano que se encontrava junto da estrutura”, explica o autarca, acrescentando que irá suceder ainda “o reboco da alvenaria com argamassas tradicionais”.
A ponte encontra-se encerrada ao trânsito desde que uma inspeção de rotina detetou várias fissuras e a desagregação de algumas pedras, indicadores de um potencial desmoronamento parcial da estrutura, que tem um elevado valor patrimonial e histórico.
A Ponte dos Namorados está localizada na via que liga a Estrada Nacional 113 à zona da Beltroa, a partir da rotunda junto ao Intermarchê.
































