Segundo uma nota de imprensa da Águas do Ribatejo, estes formandos do Curso de Proteção e Preservação do Ambiente, a decorrer na Escola Prática de Polícia, “estão a especializar-se na área ambiental num curso ministrado por formadores da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.
A visita foi liderada por Carlos Castro, especialista na área da qualidade da água no abastecimento e no saneamento e dirigente da APA, e teve Pedro Mourão, responsável pelos sistemas de saneamento e abastecimento no concelho de Torres Novas, como o anfitrião dos agentes que testaram no terreno as competências adquiridas nas aulas teóricas.
“O conhecimento do modo de funcionamento de uma ETAR, dos seus constrangimentos, e da adaptação às exigências das leis e normas vigentes, revela-se fundamental para a atuação eficiente da polícia em contexto real de crime ambiental ou incumprimento por parte de entidades gestoras, empresas e cidadãos”, explica a mesma nota.
No final do curso de especialização, a PSP passará a contar com mais 30 especialistas na área ambiental, distribuídos por todo o território nacional incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.