Um chefe da PSP de Santarém foi atropelado na manhã desta quinta-feira, 10 de março, numa passadeira situada na avenida Afonso Henriques, em Santarém, quando estava a fazer segurança a uma manifestação de estudantes que vinha da zona do Sacapeito em direção à cidade.
Segundo fonte do Comando Distrital de Polícia de Santarém, o elemento em causa vinha na traseira da manifestação e, ao chegar ao cruzamento com a Estrada Nacional 3, em direção ao Cartaxo, junto à estátua de Salgueiro Maia, deu indicações ao veículos que seguiam atrás da manifestação para pararem, de forma a que os peões pudessem atravessar a passadeira.
Foi nesse instante que o condutor da frente, um homem já com alguma idade, por questões ainda por apurar mas eventualmente por atrapalhação, acelerou em vez de travar e atingiu o polícia, que foi projetado, caindo sob a arma de serviço.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o acidente aconteceu às 8h46, e o agente da autoridade foi assistido no local pelos Bombeiros de Almeirim e Santarém e transportado ao Hospital de Santarém com suspeita de fratura num membro inferior.