O Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária (PJ) localizou e deteve seis homens presumíveis autores de crimes de extorsão, furto qualificado, detenção de armas proibidas, tráfico de estupefacientes, resistência e coação sobre funcionário, ofensa à integridade física e ameaça.
Segundo a PJ, que atuou no âmbito de inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da comarca de Santarém, “ao longo de mais de um ano, os detidos atuaram relacionados entre si com um comum fim difuso da prática de crimes, tendo, nesse contexto, incutindo temor generalizado entre as populações da região de Entroncamento e Torres Novas, nomeadamente comerciantes e pessoas com maior capacidade económica”.
Ainda segundo a PJ, os homens recorriam frequentemente a violência ou ameaças, tendo-se apoderado de dinheiro e valores na ordem das dezenas de milhares de euros.
Alguns elementos do bando protagonizaram ainda atos repetidos de violência contra agentes e instalações de autoridade pública e, no decurso da ação policial, foi também localizada uma menor que se encontrava desaparecida de instituição de acolhimento desde o passado mês de julho.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 47 anos, sem ocupação profissional definida, todos com antecedentes policiais e criminais, foram presentes esta terça-feira, 6 de dezembro, ao Tribunal de Santarém para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.