Um homem, de 44 anos anos de idade e pintor de profissão, foi detido por elementos do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária (PJ) pela presumível autoria dos crimes de ofensa à integridade física qualificada e fabrico, detenção e uso de armas proibidas.
Segundo a PJ, “no passado mês de fevereiro, em Tomar, o ora detido produziu artesanalmente duas armas de fogo ilegais, vulgarmente designadas por “ratoeira de fogo” ou “armadilha de fogo”, com mecanismo de disparo de cartuchos de calibre 12, acionado por sistema de tração constituído por arames, para caça ilegal de animais selvagens de médio porte”.
“Com esse propósito as armas foram dissimuladas no solo, sob vegetação, sendo uma delas ativada inadvertidamente por um transeunte, que foi atingido por disparo que lhe provocou lesão grave nos membros inferiores”, acrescenta a Polícia Judiciária, em comunicado.
No decurso da investigação foram apreendidas as duas armas de fogo e componentes diversos destinados ao fabrico de outras idênticas, bem como um aerossol de defesa, também proibido.
O detido foi presente à autoridade judiciária competente, ficando sujeito a medida de coação de termo de identidade e residência.