Dom, 1 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Pedro Gomes já sorri com a sua mãozinha nova


Foi com um enorme sorriso que Pedro Gomes, um menino de Sacavém que nasceu sem a mão esquerda, recebeu a sua nova prótese mioelétrica na Ortoribatejana, no sábado, 9 de Março.

Depois de algumas deslocações a este laboratório de material ortopédico em Santarém para testes e exercícios de adaptação, a criança, que completa cinco anos a 13 de Março, mostrou que já consegue fazer movimentos com o novo equipamento e pegar em alguns objetos.

"Ele já tinha visto algumas crianças com próteses semelhantes e pediu-nos se também podia ter uma", disse à Rede Regional a mãe, Carina Matos Gomes, que espera que o filho se adapte bem ao novo equipamento.

O menino nasceu sem a mão esquerda devido a uma malformação das veias durante a gestação, e que só foi descoberta aos cinco meses de gravidez.

Sem qualquer apoio do Serviço Nacional de Saúde, a prótese, que custou cerca de 9 mil euros, foi adquirida através de uma campanha de recolha de tampinhas de plástico lançada pela família, e que juntou cerca de 49 toneladas desde Outubro de 2011.

Inicialmente, seriam necessárias 64 toneladas, mas alguns espetáculos musicais de solidariedade entretanto realizados a favor do Pedro permitiram reunir o dinheiro necessário, explicou à Rede Regional o pai, Bruno Gomes.

O material de plástico foi comprado por uma empresa de reciclagem de Leiria, a Absorvalor, que manifestou disponibilidade para colaborar com a campanha desde a primeira hora e até se encarregou de vir recolher as tampinhas a casa da família, continuou Pedro Gomes.

"Neste último ano e meio, todos os nossos fins-de-semana foram passados de um lado para o outro, a recolher as tampinhas", recorda o pai.

A campanha teve pontos de recolha na área da Grande Lisboa, Santarém, Sintra, Mafra, Alenquer, Azambuja, Palmela, Barreiro, Borba, São João da Madeira e Algarve, entre outras localidades.

A família agradece todo o apoio que lhes foi dado nesta campanha de solidariedade que contou logo desde o início com a adesão de muitas pessoas de vários pontos do país, entre as quais Filomena Ferro, uma amiga de Santarém que conseguiu reunir uma grande quantidade de tampas, e que também esteve presente na entrega da mãozinha ao pequeno Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB