Sáb, 2 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Parque de Merendas da Raposa reabriu requalificado

As obras de requalificação do Parque de Merendas da Raposa, no concelho de Almeirim, foram inauguradas este sábado, 6 de agosto, numa cerimónia que contou com a presença de autarcas do concelho, seguida de um desfile etnográfico com os participantes do 31º Festival de Folclore dos Camponeses da Raposa.


Coube ao presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, descerrar a placa alusiva à inauguração, na companhia da presidente da Junta de Freguesa, Cristina Casimiro.

{creativeslider id=”15″}
Das opiniões recolhidas junto de populares que se juntaram à inauguração, foi unânime o elogio aos arranjos, onde predomina o verde, a água e as zonas de lazer.

O investimento rondou os 160 mil euros, euros e foi executado por administração direta da autarquia, sem apoios dos fundos comunitários.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara de Almeirim manifestou a sua satisfação pela conclusão das obras e pelo resultado. O Parque foi alvo de uma intervenção de fundo que “alterou por completo a sua imagem e o seu próprio contributo para a freguesia”, realçou Pedro Ribeiro.

A Presidente da Junta de Freguesia da Raposa, Cristina Casimiro, lembrou os populares da freguesia que na década de oitenta meteram “mãos-à-obra” para que o parque fosse uma realidade na freguesia da Raposa. Antes das obras, o Parque de Merendas já não reunia as condições de segurança e bem-estar para a sua utilização, referiu a presidente da Junta.

O projeto possui uma componente pedagógica de envolvimento dos utilizadores em contexto rural, hídrico e ambiental.

De referir que o parque sofreu uma intervenção global, com a proteção das margens com enrocamento arrumado à mão e vedações de margem em material plástico 100% reciclado, plantação de cerca 70 novas árvores, instalação de 20 candeeiros de iluminação led, colocação de mobiliário urbano, 6 pontos de grelhador, lava loiças de apoio e 2 fornos comunitários.

No espaço foi ainda contruída uma ponte de passagem pedonal de acesso à Casa da Cultura, um quiosque e casas de banho, duas das quais destinadas a utilizadores com mobilidade condicionada, um novo palco com cobertura em lona e inúmeras mesas e bancos, uma nova instalação elétrica, rede de águas e esgotos.

A tarde da abertura o parque contou com animação musical, com a presença do Duo Jorge Paulo e Susana. A noite terminou com o Festival de Folclore, com a atuação do Rancho Folclórico “Os camponeses” da Raposa, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge – Cartaxo e Grupo de Danças e Cantares do Casal do Rato – Pontinha.

A segunda fase da obra será a instalação de um espaço Infantil e construção de um parque de “pernoita” de autocaravas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB