Coube ao presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, descerrar a placa alusiva à inauguração, na companhia da presidente da Junta de Freguesa, Cristina Casimiro.
{creativeslider id=”15″}
Das opiniões recolhidas junto de populares que se juntaram à inauguração, foi unânime o elogio aos arranjos, onde predomina o verde, a água e as zonas de lazer.
O investimento rondou os 160 mil euros, euros e foi executado por administração direta da autarquia, sem apoios dos fundos comunitários.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara de Almeirim manifestou a sua satisfação pela conclusão das obras e pelo resultado. O Parque foi alvo de uma intervenção de fundo que “alterou por completo a sua imagem e o seu próprio contributo para a freguesia”, realçou Pedro Ribeiro.
A Presidente da Junta de Freguesia da Raposa, Cristina Casimiro, lembrou os populares da freguesia que na década de oitenta meteram “mãos-à-obra” para que o parque fosse uma realidade na freguesia da Raposa. Antes das obras, o Parque de Merendas já não reunia as condições de segurança e bem-estar para a sua utilização, referiu a presidente da Junta.
O projeto possui uma componente pedagógica de envolvimento dos utilizadores em contexto rural, hídrico e ambiental.
De referir que o parque sofreu uma intervenção global, com a proteção das margens com enrocamento arrumado à mão e vedações de margem em material plástico 100% reciclado, plantação de cerca 70 novas árvores, instalação de 20 candeeiros de iluminação led, colocação de mobiliário urbano, 6 pontos de grelhador, lava loiças de apoio e 2 fornos comunitários.
No espaço foi ainda contruída uma ponte de passagem pedonal de acesso à Casa da Cultura, um quiosque e casas de banho, duas das quais destinadas a utilizadores com mobilidade condicionada, um novo palco com cobertura em lona e inúmeras mesas e bancos, uma nova instalação elétrica, rede de águas e esgotos.
A tarde da abertura o parque contou com animação musical, com a presença do Duo Jorge Paulo e Susana. A noite terminou com o Festival de Folclore, com a atuação do Rancho Folclórico “Os camponeses” da Raposa, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge – Cartaxo e Grupo de Danças e Cantares do Casal do Rato – Pontinha.
A segunda fase da obra será a instalação de um espaço Infantil e construção de um parque de “pernoita” de autocaravas.