Qua, 24 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Pais pedem ajuda para salvar filho com danos cerebrais


Os pais de Gonçalo Neves, um jovem de Alpiarça que sofreu danos cerebrais profundos num acidente de viação em Setembro de 2011, lançaram uma campanha de solidariedade com vista a angariar dinheiro para pagar os tratamentos e o acompanhamento médico que necessita.

São cerca de 8 mil euros por mês, escrevem os pais Sandra Martins e Óscar Neves numa carta aberta que serve de "apelo urgente", onde os pais dão conta do longo calvário que têm sido os últimos 16 meses e contam que "já não há mais bens nem joias para vender, nem cintos para apertar".

Aos 20 anos, Gonçalo Neves, um jovem militar conhecido entre os amigos por "Tofu", esteve envolvido num acidente de carro em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, em que sofreu um traumatismo crânio encefálico (TCE) que o deixou inicialmente num estado vegetativo.

Entretanto, a situação clínica evoluiu para um estado de consciência mínima, também conhecido por semi-coma.

Desde o acidente, a sua vida tem sido passada entre camas de hospitais, internamentos e centros de reabilitação, necessitando agora da nona operação cirúrgica, que terá que ser realizada num hospital privado, uma vez que os médicos que o acompanharam no Serviço Nacional de Saúde determinaram que os danos cerebrais são irreversíveis.

"Contra todas as expectativas, diagnósticos e prognósticos, o Gonçalo tem sobrevivido, tem lutado e ultrapassado as mais duras etapas", escrevem os pais do jovem, sublinhando que se recusam a desistir do filho, para quem os próximos meses serão decisivos para que venha a recuperar a consciência.

Além da operação que necessita e do acompanhamento médico especializado, a família tem recolhido informações sobre tratamentos com elevadas taxas de sucesso em reabilitação em Espanha e no Reino Unido, mas não dispõe dos recursos financeiros necessários, que são bastante elevados.

Iniciativas de solidariedade já previstas

Sensível ao apelo da família, o cantor José Cid vai dar um espetáculo no cineteatro da Chamusca, no domingo, 3 de fevereiro, às 21h30, numa iniciativa em que as receitas da bilheteira serão entregues para ajudar a recuperação de Gonçalo Neves.

A Associação "Gentes de Almeirim", que também está a apoiar esta causa, vai entregar todas as receitas do jantar comemorativo do seu 1º aniversário, que se realiza no sábado, 2 de fevereiro, no salão Moinho de Vento.

O Conservatório de Música de Santarém está também a organizar um espetáculo a favor do jovem, que ainda não tem programa e data marcada.

Os pais abriram também uma conta bancária para angariar fundos, com o NIB 0018 0000 281533 27001 31 (Santander Totta).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB