Qui, 16 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Padre exorcista suspeito de violação fica em liberdade

santarempadregama

O falso padre de Fátima que foi detido por suspeitas de ter abusado sexualmente de uma mulher durante uma sessão de exorcismo vai aguardar julgamento em liberdade.

Humberto Gama foi ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santarém durante a manhã deste sábado, 4 de agosto, tendo saído com a obrigação de se apresentar duas vezes por semana no órgão de polícia criminal da sua área de residência

O juiz de instrução criminal determinou ainda que o arguido, de 79 anos, não poderá contatar a ofendida por qualquer meio, e não pode permanecer, sem autorização, na freguesia da sua residência.

Numa nota à comunicação social distribuída pelo Tribunal de Santarém, o juiz de instrução explica que “a conduta do arguido refere-se a uma situação factual de coação sexual, enquadrada por solicitação da vítima quanto à prestação de serviços de natureza religiosa e espiritual”, e acrescenta que “dos factos indiciados, não decorre que o arguido tenha perseguido ou limitado a liberdade de movimentos da vítima”.

Para justificar a não aplicação de uma medida privativa da liberdade, caso da prisão preventiva, o Tribunal de Santarém considerou ainda que “não decorre dos factos indiciados, da personalidade do arguido ou dos elementos socioeconómicos da sua inserção social qualquer risco de fuga”.

Recorde-se que Humberto Gama foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria após uma mulher de 55 anos ter apresentado queixa-crime por uma alegada violação durante uma sessão de exorcismo, que terá decorrido no seu consultório, em Valinho de Fátima.

A vítima foi posteriormente assistida no Hospital de Leiria.

Natural de Murça, Vila Real, Humberto Gama tem-se visto sempre envolvido em polémicas nas últimas décadas, sobretudo pela prática de rituais exorcistas e por ter sido expulso da Igreja Católica, na década de 90.

Esta não é a primeira que é alvo de queixa por crimes de natureza sexual, mas nenhum dos outros casos chegaram a ser julgados em tribunal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB