A GNR deteve cinco mulheres e 22 homens numa mega operação de combate à criminalidade que decorreu durante a madrugada deste domingo nas imediações da Herdade da Calha do Grou, situada entre os concelhos de Almeirim e da Chamusca, onde decorria o festival de música trance "Digital Palace".
Dos detidos, que têm entre 18 e 40 anos, 26 receberam ordem de prisão por posse de estupefacientes, tendo os militares apanhado ainda um indivíduo na posse de uma arma ilegal.
Em termos de quantidades, segundo um comunicado de imprensa do Comando Territorial de Santarém da GNR, foram apreendidas 537 doses de haxixe, 150 doses de MDA, oito utensílios usados para o seu consumo e 32 objetos onde era transportada a droga, além de outros utilizados na sua preparação.
Ainda segundo a Guarda, nove dos detidos são de Lisboa, cinco de Santarém e outros cinco de Setúbal, três de Castelo Branco, dois de Braga, dois de Leiria e ainda um dos Açores, tendo todos sido libertados após o Ministério Público ter recebido o expediente dos processos, que baixaram a inquérito.
A GNR identificou ainda um menor de 15 anos que tinha na sua posse 10,2 gramas de haxixe, tendo elaborado o respetivo auto de notícia para o Tribunal Judicial de Almeirim.
A mega operação da GNR, que fiscalizou vários condutores, passageiros e veículos que circulavam nas imediações do festival, contou com o reforço do destacamento de intervenção e visou sobretudo a a "deteção e repressão de ilícitos criminais, a regulação do tráfego rodoviário e a prevenção de alterações da ordem e tranquilidade públicas", explica o mesmo comunicado.