PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Octávio Oliveira recebeu louvor um dia antes de morrer: carreira “extraordinariamente importante e distinta”

O presidente do Instituto da Segurança Social, Octávio Oliveira, falecido esta terça-feira, 18 de novembro, vítima de doença prolongada, recebeu um louvor do Estado português um dia antes de falecer.

Por determinação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, através do louvor 1630/2025, datado de dia 12 mas publicado a 17 de novembro, Octávio Oliveira foi reconhecido pela “relevância da sua ação na área do trabalho, solidariedade e segurança social”.

“Ao cessar funções por ter passado à situação de aposentação, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente o trajeto profissional do licenciado Octávio Félix de Oliveira pelo seu percurso marcado por notável dedicação à causa pública e pautado por elevados padrões de excelência no âmbito dos cargos e funções que marcaram a sua carreira profissional”, começa por referir o texto, assinado por Rosário Palma Ramalho.

“De entre os vários cargos desempenhados, destacam-se os que exerceu como presidente do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social, I. P., e enquanto presidente do conselho diretivo do instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P., nos quais evidenciou elevada capacidade de liderança e competência estratégica e técnico-profissional, inquestionável assertividade, espírito de missão inabalável, inexcedível disponibilidade e abnegação, e absoluta lealdade, características determinantes para o garante do cumprimento das missões a que se propôs. Salienta-se ainda que no âmbito dos XIX e XX Governos Constitucionais, entre 2013 e 2015, foi Secretário de Estado do Emprego num período particularmente complexo, tendo revelado singular competência negocial e de agregação de consensos”, lê-se no mesmo documento.

A ministra ressalva igualmente “a sua capacidade de relacionamento humano e a irrepreensível postura ética que contribuíram de modo indelével para criar ambientes de trabalho de referência, e lhe permitiram granjear o respeito, a consideração e o reconhecimento do universo de pessoas com quem trabalhou, bem como das instituições nacionais e internacionais com as quais interagiu ao longo da sua carreira, constituindo-se como um exemplo de compromisso com a causa pública”.

“Por tudo quanto fica expresso, é absolutamente justo reconhecer o serviço público prestado pelo licenciado Octávio Félix de Oliveira, classificando a sua carreira profissional como extraordinariamente importante e distinta.

Presidente da República apresenta condolências

Em texto publicado esta terça-feira na página da presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “lembra, com amizade, Octávio Félix de Oliveira e apresenta à sua família e amigos as mais sentidas condolências”.

“Octávio Félix de Oliveira, personalidade reconhecida pela sua intervenção na área do trabalho e da segurança social, ocupou altos cargos públicos, missão que se encontrava a desempenhar na presidência do Instituto da Segurança Social. Foi, ainda, Secretário de Estado do Emprego e Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A dedicação à causa pública, a integridade de caráter e o percurso humanista de Octávio Félix de Oliveira ficam na memória de todos com profunda gratidão”, conclui o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas