A primeira fase das obras de requalificação que foram realizadas na Igreja Matriz de Samora Correia vão ser inauguradas na quarta-feira, 1 de julho, a partir das 21 horas.
A iniciativa começa com a celebração de uma ação de graças pela conclusão da primeira fase dos trabalhos, seguindo-se, às 21h30, uma projeção de imagens correspondentes à obra realizada e o descerramento da placa comemorativa.
A festa popular continua a partir das 22 horas, com um Ribatejo de Honra para toda a população que marcar presença no local e um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense.
As obras de requalificação tiveram lugar porque o templo, construído em 1721 (e que resistiu ao violento terramoto de 1909), apresentava danos significativos na estrutura, no interior e na fachada.
A intervenção, que teve um custo superior a 1 milhão de euros, dotou o edifício de condições de segurança, e estendeu-se também à recuperação do telhado, da fachada e dos alçados laterais, pintura exterior, iluminação e reposição dos painéis de azulejos existentes no interior.
Neste momento, está a ser preparada a segunda fase dos trabalhos, que visam a recuperação dos altares em talha dourada e do espaço interior do monumento, considerado o ex-libris desta cidade do concelho de Benavente.