O Governo publicou a semana passada, em Diário da República, o lançamento dos concursos públicos para as empreitadas das passagens de nível do viaduto sobre o apeadeiro Santana/Cartaxo, da passagem superior ao Vale de Santarém, das passagens de nível do Peso, da Estação da Ribeira de Santarém, da Senhora da Saúde e de Vale de Figueira (duas).
As obras, no valor global de quase 50 milhões de euros, têm um prazo de execução máximo de 914 dias (30 meses), e serão feitas de forma faseada. O começo das obras está ainda dependente de todo o processo de contratação pública, sendo necessário que haja empresas a concorrer aos concursos para evitar atrasos, como tem sido recorrente em várias obras públicas por todo o país.
A remoção das passagens de nível é uma necessidade urgente para melhorar o tráfego rodoferroviário na região, que está mesmo interdito em locais como a passagem de nível do Peso.
Numa outra medida relevante para os crónicos problemas de estacionamento junto à estação ferroviária da Ribeira de Santarém, a Câmara abriu esta terça-feira, 7 de outubro, um novo espaço para estacionamento.
A infraestrutura, situada num terreno comprado recentemente pela autarquia ao lado da curva após a descida de Vale de Estacas, junto à passagem de nível, não está pavimentada nem sinalizada, mas oferece solução provisória para mais de meia centena de viaturas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS: