Sáb, 24 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

O Papa do Carnaval de Samora Correia

Sem condições de mobilidade devido a doença, Manuel Parracho, de 72 anos, prometeu que se estivesse fora do hospital em fevereiro, iria desfilar como sempre fez no Carnaval de Samora Correia.
Só não disse como; mas foi pensando em várias alternativas.


A visita do Papa Francisco e a polémica sobre o Altar dos Milhões, caíram como mel na sopa.
Com a ajuda da família, trajou-se de Papa Parracho ordenou a filha Anabela Parracho como sacerdotisa, e o genro João Barradas foi promovido a Cardeal.
O Papa Parracho apareceu numa cadeira de rodas como Francisco e ao Papa Móvel chamou Papa Velhas com a malandrice que lhe é peculiar nas sátiras carnavalescas.
A surpresa emocionou familiares e amigos de Manuel Parracho e foram muitos os que interromperam o longo cortejo para o abraçar e agradecer o que fez pelo Carnaval de Samora Correia desde o primeiro desfile.
Uma dezena de carros alegóricos e centenas de figurantes deram cor, magia e alegria ao Carnaval de Samora, ao longo de um percurso com milhares de pessoas a assistir ao cortejo de tema livre.
Os Beatles, os galos, as guloseimas, os bombons Ferrero, os heróis da banda desenhada e dezenas de matrafonas desfilaram no maior Carnaval do Ribatejo.
Manuel Parracho foi um dos mais aplaudidos apesar da simplicidade da sua sátira “low cost” comparada com a complexidade e o investimento de outros grupos.
O Papa Parrcho foi um fundadores da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) que organiza o Carnaval de Samora desde 1987.
Ao longo destes 36 anos foi presença obrigatória do desfile. Deu literalmente o corpo ao manifesto com a coragem de desfilar quase como veio ao mundo, mesmo nos carnavais frios e chuvosos de fevereiro.
Manuel de Sá Rodrigues Parracho é um de cinco filhos do carteiro João Parracho que ficou na memória das gentes de Samora Correia por ser portador das boas e das más notícias. Homem prestável, comunicativo e brincalhão.
Manuel terá herdado os valores do pai e dedicou a sua vida ao movimento associativo e à cidadania na sua terra.
Foi autarca na Junta de Freguesia de Samora Correia e na Assembleia Municipal de Benavente e Presidente da ARCAS.
Foi reconhecido com a Medalha do Foral e o título de Presidente de honra da associação que ajudou a nascer, criou e nunca deixou de acompanhar a sua ARCAS.
Neste carnaval, o Papa Parracho, anunciou que traz na mala 80 milhões de euros para distribuir pelos pobres.
Que assim seja!

Texto e Fotos: Nelson Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB