O restaurante “Ó Balcão”, do chef Rodrigo Castelo, foi distinguido esta segunda-feira, 7 de abril, nas categorias de “Dois Sóis” e “Sol Sustentável”, na Primeira Gala de Sóis do Guia Repsol Portugal, que teve lugar no Convento de São Francisco, em Santarém.
Numa lista onde apenas quatro restaurantes do país receberam a distinção máxima de “3 Sóis” – Belcanto (Lisboa), de José Avillez; Il Gallo D’Oro (Funchal), de Benoît Sinthon; Ocean (Porches) de Hans Neuner; e The Yeatman (Vila Nova de Gaia), de Ricardo Costa – o restaurante scalabitano recebeu a segunda distinção, que premeia os restaurantes que “apostam na inovação, na criatividade e no serviço de excelência”, com “domínio da técnica e procura das melhores matérias-primas”, e que “merecem os quilómetros” para uma visita.
O “Ó Balcão” foi também um dos quatro premiados a nível nacional com o prémio “Sol Sustentáveis, a par de Il Gallo D’Oro (Funchal), Sem (Lisboa) e Poda (Montemor-o-Novo). O “Sol Sustentável” distingue o “amor pelo produto local e pelas raízes” e premeia os restaurantes que “integram a economia circular e a eficiência energética no trabalho diário”, com “sabor e compromisso”.
No total há 194 restaurantes referenciados no Guia Repsol Portugal, com 70 Sóis e 124 recomendados, nos quais se destacam os clássicos, mas também propostas de jovens chefs, abrangendo todo o território português, incluindo Madeira e Açores.
O distrito de Santarém teve ainda outro restaurante distinguido. O Tia Alice (Ourém) recebeu a distinção de “1 Sol”, que premeia os restaurantes que apostam numa cozinha e garrafeira especiais com aspirações a crescer e inovar. Vale a pena parar a meio da viagem para os conhecer.
Na gala, com início marcado para as 19h00, no Convento de São Francisco, estarão presentes o presidente da Repsol, Antonio Brufau, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, o diretor-delegado da Repsol Portugal, Armando Oliveira, e a diretora do Guia Repsol, María Ritter.
O Guia Repsol Portugal pretende celebrar a gastronomia portuguesa em todas as suas dimensões, criando valor, aumentando o turismo e reforçando ligações com Espanha. Antonio Brufau, presidente da Repsol, diz que “a relação entre Portugal e Espanha é muito forte e recíproca. Portugal é o destino favorito dos turistas espanhóis (2,4 milhões cruzaram o país vizinho em 2024), enquanto Espanha encabeça a lista de destinos favoritos dos portugueses. Para nós é fundamental acrescentar valor à gastronomia ibérica e por isso queríamos que o Guia Repsol voltasse a crescer e expandir-se cá, potenciando também a cozinha portuguesa.”
Uma ideia partilhada também por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que considera que “a realização da primeira Gala do Guia Repsol em Portugal é um marco significativo para o setor gastronómico nacional, reforça o reconhecimento internacional da nossa gastronomia e destaca o seu papel como um dos principais motores de desenvolvimento económico e turístico do país. O compromisso com a excelência e a sustentabilidade são valores essenciais para o futuro da restauração portuguesa, e esta iniciativa é um passo fundamental na valorização do nosso território, dos nossos produtos e dos nossos chefs.”
Armando Oliveira, diretor-delegado da Repsol Portugal acrescenta que “a Repsol tem uma presença forte e consolidada em Portugal e o nosso compromisso vai muito além de fornecer energia. Queremos criar conexões com os nossos clientes, contar histórias, proporcionar experiências inesquecíveis e estar presente no dia a dia de todos. O regresso do Guia Repsol a Portugal é a expressão desse compromisso, refletindo todos esses valores”.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite afirmou que Santarém orgulha-se de viver este momento, um evento de escala internacional. “Somos a Capital Nacional da Gastronomia e, com este evento, veremos sair daqui um conjunto de chefs e restaurantes que irão enaltecer Portugal e contribuir para atrair mais visitantes ao nosso território”, afirmou.
Os premiados pelo Guia Repsol Portugal são os seguintes:
3 Sóis Guia Repsol Portugal: Belcanto (Lisboa), Ocean (Porches), Il Gallo D’Oro (Funchal) e The Yeatman (Vila Nova de Gaia).
2 Sóis Guia Repsol Portugal: Al Sud (Odiáxere), Alma (Lisboa), Bon Bon (Carvoeiro), Casa de Chá da Boa Nova (Matosinho), Cura (Lisboa), Euskalduna Studio (Porto), Feitoria (Lisboa), Fifty Seconds (Lisboa), Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), Le Monument (Porto), Marlene (Lisboa), Mesa de Lemos (Viseu, Pedro Lemos (Porto), Ó Balcão (Santarém), Vila Joya (Albufeira), Vista (Portimão) e William (Funchal).
1 Sol Guia Repsol Portugal: 100 Maneiras (Lisboa), 2Monkeys (Lisboa), A Cozinha (Guimarães), Arkhe (Lisboa), Austa (Loulé), Bahr (Lisboa), Boubou’s (Lisboa), Canalha (Lisboa), Cavalariça (Alcácer do Sal), Cícero (Lisboa), Ciclo (Lisboa), Cozinha das Flores (Porto), De Raíz (Viseu), Dom Joaquim (Évora), Eleven (Lisboa), Epur (Lisboa), Essencial (Lisboa), Fauno (Porto), Fava Tonka (Matosinhos), Flora (Viseu), Fortaleza do Guincho (Cascais), Gambrinus (Lisboa), Gusto by Heinz Beck (Loulé), Henrique Leis (Loulé), JNcQUOI Avenida (Lisboa), Kampo (Funchal), Lab by Sergi Arola (Sintra), Lamelas (Porto Covo), Mapa (Montemor-o-Novo), Maré (Cascais), Mercearia Gadanha (Estremoz), Mito (Porto), Näperõn (Aljezur), O Fernando (Maia), O Magano (Lisboa), O Nobre (Lisboa), Os Três Pipos (Tondela), O Pigmeu (Lisboa), Pirâmides do Egipto (Guimarães), Prado (Lisboa), Sála de João Sá (Lisboa), Santa Joana (Lisboa), São Gião (Guimarães), SEM (Lisboa), Solar dos Presuntos (Lisboa), Tia Alice (Ourém), Tombalobos (Portalegre), Veneza (Albufeira) e Vila Foz (Porto).
Sól Sustentável: Il Gallo D’Oro (Funchal), Ó Balcão (Santarém), Sem (Lisboa) e Poda (Montemor-o-Novo)