Sáb, 24 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Número de sem-abrigo duplicou em Santarém

O número de pessoas em situação de sem-abrigo duplicou nos últimos dois anos em Santarém, passando de 20, em 2021, para 42, em 2023, sendo a maioria (88%) do sexo masculino e havendo quatro casais nesta situação.

Os dados são avançados pela agência Lusa, que cita dados do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA), coordenado pelo município, que avança ainda que a maioria das pessoas em situação de sem-abrigo em Santarém (86%) é de nacionalidade portuguesa, sendo os estrangeiros oriundos de países como Angola, França, Índia, Roménia, Síria e Ucrânia.

Segundo o município, a maior parte dos sem-abrigo vive “em casas devolutas ou no espaço público, sozinhos” ou com outras pessoas na mesma situação.

De acordo com os dados citados pela Lusa, 36% dos sem-abrigo têm entre 44 e 54 anos, 21% entre 33 e 43 anos, 17% entre 55 e 65 anos, 14% entre os 22 e os 33 anos e 12% têm mais de 65 anos.

Estes números estão em linha com os dados nacionais, que indicam

Para responder às dificuldades que os sem-abrigo enfrentam, como a dependência de álcool ou drogas, doenças mentais, exclusão social, entre outras, a câmara de Santarém está a implementar o Programa Housing First Santarém, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.

O projeto, iniciado em 2020 e que já beneficiou 12 pessoas, consiste em proporcionar uma habitação permanente às pessoas em situação de sem-abrigo, sem exigir condições prévias de adesão a tratamentos ou serviços.

Este Centro de Acolhimento Temporário para Pessoas em situação de sem-abrigo está sediado nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria e funciona em regime de internato 24/24 horas, composto por 5 quartos duplos e um individual (para efeitos de isolamento se necessário), sala de refeições/sala de estar, casa de banho/balneário e um parque exterior de grandes dimensões onde os utentes podem passear.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB