Os novos elementos dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) para o triénio 2013 – 2015 tomaram posse na sexta-feira, 4 de Janeiro, numa cerimónia realizada na Igreja da Misericórdia.
No mandato que agora se inicia, Mário Rebelo mantém-se como o Provedor da instituição, ao passo que Hermínio Martinho é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, órgão que tem ainda Nuno Alves Ferreira e Alexandre Reis como membros efetivos e Fernando Trindade e Gonçalo Eloy como suplentes.
Na Mesa Administrativa, além de Mário Rebelo, permanecem Luís Valente, Casimiro Santos e Armando Rosa (como suplente), e entraram António Braz Pinto, Maria da Conceição Matos, Domingos Silva, Elsa Leal, Mário Marcos e Maria Helena Cunha (estes dois últimos como suplentes).
O conselho fiscal é presidido por António Delgado, e tem Élio Peixoto da Cunha e Rui Mota como membros efetivos, e José Pereira e Maria de Lurdes Rodrigues como suplentes.
Na hora da despedida de presidente da Mesa da Assembleia Geral, Garcia Correia (que desempenhou também as funções de Provedor da SCMS) enfatizou que, apesar de todas as dificuldade que se avizinham no futuro próximo, "a Misericórdia não deixará de cumprir a sua missão e de prestar socorro a todos os necessitados".
Recordando os mais de 500 anos de história da Misericórdia scalabitana, e de todas as adversidades políticas, económicas e sociais que atravessou, Garcia Correia desejou que os novos órgãos sociais saibam "manter o bom senso" perante uma conjuntura de crise "que se adivinha bastante difícil".