A Câmara de Santarém vai avançar, de forma faseada, com a construção de uma nova ciclovia que atravessará todo o eixo da Portela das Padeiras, desde a rotunda Bernardo Santareno (hipermercado Continente) até à denominada “rotunda do Cintra”, na entrada norte da Portela.
Com esta intervenção, a autarquia pretende terminar com ausência de passeios na Portela das Padeiras, criando mobilidade, conforto e um espaço público digno e apelativo para a nossa população.
A primeira fase de intervenção será desenvolvida na sua maioria em 2025, desde a Rotunda Bernardo Santareno até ao cruzamento para o Alto do Bexiga.
A requalificação da rede viária em curso (entre a Decatlhon e os semáforos do Alto Bexiga) já contempla os trabalhos de preparação para a concretização da primeira fase desta nova ciclovia.
A segunda fase, até ao cruzamento da EN3 com a Rua 19 de Março (recentemente requalificada), será desenvolvida nos anos seguintes e contemplará a construção de passeios de utilização partilhada com a ciclovia proposta.
A terceira fase (até à “rotunda do “Cintra) irá dotar este troço de melhores condições para a circulação e segurança rodoviária, facilitando o uso de sistemas de mobilidade sustentável, como é o caso da bicicleta, promovendo assim, hábitos de vida saudáveis.
“Continuamos comprometidos com a missão de garantir mais segurança, conforto e dignidade na mobilidade de nossa população, criando espaços públicos que vão ao encontro do nosso Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, sendo projetados com cuidado para o bem-estar e o usufruto de todos. O nosso compromisso é transformar o espaço urbano num lugar acolhedor, onde cada pessoa se sinta segura e valorizada”, refere o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite.
9 Responses
acho muito bem todas essas iniciativas, mas também acho que se continuam a esquecer da rua Zeferino Silva em são Domingos, será que não passa aqui ninguém da câmara? fico à espera de melhores dias saúde para todos
Na campanha derrotada do PS em 2005, o então presidente da Câmara Rui Barreiro Prometeu uma ciclovia a ligar o Politécnico no Andaluz ao planalto de São Bento escola Sá da Bandeira…… existem varias zonas que talvez abranjam pouco mais de um terço fo percurso…..
Não será obras a mais? E para quando melhor higiene e limpeza geral em toda a cidade reparação de passeios em São domingos mais atenção á iluminação na rua Marquês pombal? Bláá bláá ,vem aí eleições é o costume.
E quando é que a Calçada do Monte terá passeios que garantam a segurança dos peões?
Vanda Serrão,Paulo Chora, Leonel Simão e Miguel Ramalho têm razão nos vossos comentários. Importante é fazer obra e depois serem inauguradas. Ora vejamos por ofício n°324/99 de 14/10/99 da Junta de Freguesia de S.Salvador informou-se a CMS da criação duma comissão de trânsito da freguesia para debater diversos problemas entre eles a Rua Alexandre Herculano vulgo Calçada do Monte que tanto aflige os moradores e utentes. Proposta que propunha os passeios e a circulação no sentido do Mercado e a descida pela Rua Zeferino Brandão.
Recebemos ofício da CMSANTARÊM N°450046 de 2000.01.12 que iriam marcar uma reunião pelo vereador de Trânsito Dr. Luís Fé de Pinho Como deixei o executivo da Junta em 2001 não sei se houve alguma reunião entretanto por isso acho primeiro fazer e depois inaugurar.
Mais dinheiro para os amigos empreiteiros ….ciclovias que ninguém usa! Nem os ciclistas!
Muito boa observação esta da Vanda e os passeios na nac.3 á saída de v.estacas uma vergonha! Como na rua Fernando Meira lado direito sentido ascendente e passeio rua nossa Senhora de Fátima lado esquerdo sentido descendente, e outros e ainda boa manutenção e zelo de ajardinamentos e outros espaços verdes, deixem as obras faraónicas e zelem pela boa urbanidade em contexto mais localizado.
Adorava também que não esqueçam a zona da Cuf…Sem passeios, onde os carros passam a grande velocidade…Está tudo degradado..sem limpeza…um horror
Na urbe de São domingos a iluminação pública é uma situação que envergonharia qualquer bom autarca na rua Marquês de pombal já eu contei 14 sim 14 candeeiros às escuras desde a rotunda da água até ao condomínio privado, neste momento deve existir uns 5 ou mais.. além da m… Dos cães que por falta de civismo e falta de fiscalização da Autarquia abunda nos passeios e espaços verdes e não falando na degradação e falta de manutenção dos equipamentos urbanos como poderei mostrar se quiserem.