Qui, 13 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Nova ação de limpeza para remover jacintos de água do Alviela

santaremalvielajacintos

A segunda ação de remoção de jacintos de água do leito do rio Alviela está marcada para o próximo dia 24 de março, entre as 9h30 e as 17h30, junto à ponte romana de São Vicente do Paul, numa iniciativa que volta a convidar a população a participar na eliminação desta espécie infestante que destrói o ecossistema natural.

Recorde-se que a primeira ação realizou-se junto à foz do Alviela, em Vale de Figueira, nos dias 19, 20 e 22 de janeiro, tendo retirado toneladas de jacintos de água do leito do rio.

Esta ação da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) da Câmara de Santarém vai voltar a envolver a União de Freguesias de Vale de Figueira e São Vicente do Paúl, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a associação Amigos do Alviela.

Aquando da primeira iniciativa, a organização chegou a estabelecer como objetivo a remoção total dos jacintos de água entre a foz e a ponte romana, tornando este troço de cinco quilómetros navegável de barco, mas a quantidade de plantas encontrada ao longo do rio tornou a missão impossível.

Originário do Japão, os jacintos-de-água formam verdadeiros tapetes à superfície e debaixo de água, impedindo a não só a entrada da luz e a oxigenação, mas também a navegabilidade e a pesca, levando mesmo à morte das espécies piscícolas.

“Urge desenhar, em cooperação com as entidades públicas com competências integradas em matéria de política da água e da conservação da biodiversidade, um plano de controlo, monitorização, avaliação e comunicação com o objetivo de erradicar as espécies exóticas invasoras nos recursos hídricos no concelho de Santarém”, explica uma nota de imprensa da autarquia, que convida a população a participar nesta iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB