Aos 91 anos de idade, Faustino José Pedro recebeu o certificado de conclusão do 6º ano de escolaridade, sendo um dos 10 alunos que viram as suas competências adquiridas ao longo da vida reconhecidas pelo centro de novas oportunidades de Vale da Pinta, concelho do Cartaxo.
Com a boa disposição que o caracteriza, Faustino Pedro agradeceu o apoio dos professores e dos restantes colegas do curso durante a homenagem que lhe foi feita pela Junta de Freguesia, e pegou mesmo na sua gaita de beiços e nas castanholas para brindar os presentes com um fado corrido.
Nascido em 1920, em Casal de Além, na freguesia de Vila Nova de São Pedro (Azambuja), Faustino José Pedro foi pastor, agricultor e comerciante, entre outros afazeres. Nos últimos anos, tem passado os seus dias na freguesia de Vale da Pinta, onde é utente do Centro Social e Paroquial, uma instituição que já representou em várias iniciativas e ocasiões, entre as quais num programa televisivo.
A Junta de Freguesia de Vale da Pinta decidiu homenagear o nonagenário pela “força de vontade e coragem” que demonstrou ao integrar o grupo de estudantes, segundo o presidente deste órgão, Fernando Ramos, que o considerou “um exemplo a seguir” por provar “que nunca é tarde para aprender”.
O responsável destacou ainda o facto do idoso “nunca ter abandonado o sonho de alargar os estudos, contagiando os outros com a sua motivação e vontade de aprender sempre mais”.
Os certificados do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de Vale da Pinta, pelo qual já passaram mais de 80 formandos, foram entregues na sexta-feira, 23 de Março.
O CNO funciona nas instalações da Junta de Freguesia, ao abrigo de um protocolo entre este órgão, o Museu Escolar do Concelho do Cartaxo e o centro de novas oportunidades da escola secundária Sá da Bandeira, em Santarém.
































