O corpo da idosa, de 74 anos, foi encontrado esta terça-feira, 19 de outubro, por uma patrulha da GNR que se deslocou à sua casa, em Alcanhões, no concelho de Santarém.
O alerta foi dado por vizinhos, que já não viam a mulher há vários dias e sentiram um cheiro intenso e pestilento vindo da zona da residência onde guardava os animais.
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, as autoridades depararam-se com os nove cães mortos, todos juntos no mesmo canil, tapados com uma manta e com sinais aparentes de envenenamento.
Além da GNR, que afastou a hipótese de se tratar de crime, também estiveram no local a veterinária municipal e os Sapadores Bombeiros de Santarém, que procederam ao transporte dos cadáveres.
Apesar de não ser natural de Alcanhões, M. Brito era bastante conhecida na vila por acolher na sua residência cães e gatos em número excessivo, ao longo de vários anos.
O seu comportamento com os animais deu origem a várias queixas na GNR, não só pela falta de condições de salubridade, mas também por suspeitas de levar para casa cães e gatos que tinham dono, sobretudo na vizinhança.