Qua, 15 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Muita música e tradições taurinas nas festas de Coruche

corucheapresentacaofestas

Como já é tradição, Coruche tem tudo a postos para receber milhares de visitantes durante as Festas de Nossa Senhora do Castelo, que arrancam esta segunda-feira, dia 6, na sua vertente religiosa, e se prolongam até ao próximo dia 18 de agosto.

Quinta do Bill, Ana Malhoa e os D.A.M.A. são os nomes mais sonantes do programa de concertos, num cartaz onde não faltam largadas de toiros, touradas à corda, corridas, e um desfile de tertúlias, entre outras propostas ligadas às tradições taurinas que a festa pretende enaltecer.

À espera dos visitantes, além da restauração da capital do Sorraia, há também muitas tasquinhas espalhadas pela vila, com a melhor gastronomia regional.

A apresentação oficial teve lugar ao final da tarde de sábado, 4 de agosto, no auditório municipal do pavilhão desportivo de Coruche, onde marcaram presença o presidente da Câmara, Francisco Oliveira, o presidente da Comissão de Festas, Filipe Justino, e o juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, Carlos Potier.

As festas são “acima de tudo um momento de família, de convívio entre os coruchenses e os nossos emigrantes”, afirmou o presidente da autarquia, que destacou ainda as “muitas pessoas que todos os anos trabalham em prol da comunidade, que dedicam esforço e tempo pessoal à realização das festas e tenho a certeza que o fazem, todos os anos, para dar aos coruchenses as melhores festas de sempre”.

Francisco Oliveira destacou ainda o cortejo histórico e etnográfico, este ano dedicado ao tema “Terra Brava – da Charneca à Lezíria” como um dos momentos mais relevantes desta edição, e acrescentou que “Coruche assume a tauromaquia e a ligação desta à nossa terra como património e com raízes em todas as freguesias, é isso que este ano iremos demonstrar no dia 17 de agosto, que é também o feriado municipal”.

O programa, dia a dia

A vertente profana das festas do Castelo arranca a 14 de agosto, véspera de feriado, com um concerto da Sociedade de Instrução Coruchense às 00h30, depois de um espetáculo pirotécnico de fogo-de-artifício por cima das margens do rio Sorraia, às 00h00.

Segue-se o “dia da padroeira”, em que são esperados milhares de fiéis para participar num dos momentos mais altos e de maior devoção popular das festas, a procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, que começa pelas 18 horas.

O concerto com a cantora popular Ana Malhoa, no palco Sorraia, às 23 horas, é o principal destaque do dia 16 de agosto, o “dia do aficionado”, que ficará também marcado pelo desfile de tertúlias tauromáquicas, durante a tarde, e uma tourada à corda junto ao posto da GNR da vila, às 18 horas.

O cortejo histórico e etnográfico, que recria as tradições culturais e a identidade das gentes do concelho, está marcado para as 11 horas do dia 17 de agosto, feriado municipal e “dia do campino”, e onde se destacam ainda o concerto dos D.A.M.A., às 23 horas no Palco Sorraia, e a corrida de toiros que assinalará o 50.º aniversário da praça de Coruche.

Os festejos encerram a 18 de agosto, com um concerto dos Quinta do Bill a partir das 23 horas, no palco Sorraia, seguido de fogo-de-artifício, às 00h00.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB