A poucos dias de completar 22 anos, Patrícia Silva, portadora de uma deficiência física e mental profunda desde o nascimento, recebeu a melhor prenda de aniversário que lhe poderiam dar: uma nova cadeira de rodas articulada e equipada com todas as funcionalidades que lhe garantem uma melhor qualidade de vida.
Tendo em conta as dificuldades económicas da família da jovem, que reside em Arneiro das Milhariças, o equipamento foi comprado com dinheiro angariado por um movimento de solidariedade popular que se estendeu por várias freguesias do concelho de Santarém.
Este grupo de apoio teve a sua origem num morador em Alcanhões, Patrício Tatá, que, após ter sofrido um acidente de trabalho, tomou conhecimento do caso da jovem no centro de fisioterapia que ambos frequentavam, em Santarém.
Tendo em conta que a antiga cadeira é inadequada para um caso como o de Patrícia Silva, que tem um grau de incapacidade atestado de 95%, Patrício Tatá começou por obter o apoio das fisioterapeutas do centro para lançar a campanha e começou a contactar Juntas de Freguesia, empresas, instituições locais e muitos particulares que foram contribuindo para o sucesso desta causa.
Foi aberta uma conta solidária na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) de Alcanhões, onde se conseguiu, em menos de um ano, reunir os 2.700 euros para adquirir a nova cadeira.
O equipamento foi entregue a Patrícia Silva no domingo, 18 de Novembro, nas instalações desta instituição bancária, que também se associou a este movimento desde o seu início.
A cerimónia simbólica da entrega serviu para reunir e agradecer a muitos dos que se empenharam na aquisição da cadeira de rodas, desde as cinco Juntas de Freguesia envolvidas (Alcanhões, Arneiro de Milhariças, São Salvador, Vale de Figueira e Póvoa de Santarém) a todas as instituições e empresas que contribuíram com donativos e à Ortobest, que vendeu o equipamento ortopédico com um desconto significativo.
O movimento popular conseguiu ainda um apoio monetário importante dado pela Associação Raras, com sede no Luxemburgo, uma organização que apoia voluntariamente emigrantes portugueses.