Qui, 18 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Motorista responde por morte de colega em desastre ferroviário

O condutor do pesado de mercadorias que esteve envolvido no acidente ferroviário ocorrido na passagem de nível da Estrada do Peso, arredores de Santarém, em novembro de 2016, vai responder em tribunal pela morte do colega que seguia viagem consigo.


O Ministério Público (MP) acusa o motorista, Manuel Correia, de um crime de homicídio negligente, referente à morte de Carlos Moita, que saiu do camião perante a aproximação do comboio e acabou colhido com grande violência, tendo sido mesmo projetado para um canavial.
Segundo o Despacho de Acusação, a que a Rede Regional teve acesso, o MP considera que todo o acidente teve origem na condução desleixada de Manuel Correia, e acusa-o ainda por mais dois crimes: ofensa à integridade física negligente e atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho de ferro.
O MP considera que o arguido, ao volante de um pesado que transportava uma retroescavadora no semirreboque, tentou atravessar a passagem de nível da Estrada do Peso quando os sinais sonoros já avisavam da aproximação de um comboio, e ficou atravessado na Linha Ferroviária do Norte quando as barreiras de proteção desceram.
santarem acidente ferroviario passagem peso02No sentido Lisboa – Tomar, circulava dentro dos limites de velocidade o Regional nº 4425, com duas composições, que não conseguiu evitar o embate e acabou por descarrilar alguns metros mais à frente.
Além da morte de Carlos Moita, que tinha 66 anos, resultaram do acidente mais nove feridos, todos passageiros do comboio.
Do processo, constam ainda vários pedidos de indemnizações cíveis; um deles é interposto pelo filho de Carlos Moita, que pede à seguradora um valor total a rondar os 239 mil euros, acrescidos de juros desde a data do acidente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB