O Padre Manuel Branco, pároco emérito do Vale de Santarém, faleceu esta terça-feira, 5 de junho, aos 92 anos, no Hospital de Santarém, onde foi internado ontem devido a problemas pulmonares.
Natural da freguesia de Pedrógão, no concelho de Torres Novas, onde nasceu a 18 de julho de 1925, Manuel Joaquim Pedro Branco foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1948, no Seminário de Santarém.
Além do Vale de Santarém, foi pároco em freguesias como Valada, Vila Chã de Ourique e Póvoa da Isenta, que foi perdendo com a idade, terminando como padre emérito do Vale de Santarém, onde era pessoa querida e atribuíram o seu nome ao largo da Igreja. Antes tinha estado nos Jerónimos, em Lisboa, e em Marvila, Santarém.
O corpo do padre Branco, que nos últimos anos viveu no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, estará em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje, na Casa Mortuária do Vale de Santarém, onde haverá missa às 21h00.
O Cortejo fúnebre segue amanhã de manhã, às 11h00 para a Igreja paroquial do Pedrógão, onde o Bispo de Santarém, presidirá às 16h00 à missa exequial, seguindo-se o corteja fúnebre para o cemitério local onde ficará sepultado.