Sáb, 24 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Morreu o padre António Marques Garcia 

O Padre António Marques Garcia, sacerdote durante largas dezenas de anos em Almeirim, faleceu na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro de Bem Estar Social de Almeirim, onde residia desde 28 de fevereiro de 2020, quando se acentuou a sua fragilidade física.

Nascido a 15 de setembro de 1932, na freguesia de Freixo, distrito da Guarda, foi ordenado presbítero no dia 15 de agosto de 1960, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa, tendo sido incardinado na Diocese de Santarém em outubro de 1975, aquando da criação da Diocese.

Iniciou o exercício do ministério sacerdotal em outubro de 1960 como prefeito e professor no Seminário de Santarém e, a partir de 1973, passou a ser professor de religião e depois professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Liceu Nacional de Santarém.

Em 1978 acumulou a função de professor com a de Pároco de Abrã, até 1981, ano em que foi nomeado pároco de Almeirim, onde se manteve até 2016, ano em que foi jubilado e passou a residir na Casa Sacerdotal em Santarém, colaborando nas paróquias da cidade até que lhe foi possível.

“Homem delicado, atencioso, sempre procurou manter-se atualizado quer nas matérias teológicas e pedagógicas, quer no que se refere às novas tecnologias. Promoveu a constituição de várias equipas de casais de Nossa Senhora e foi seu assistente. Na sua ação pastoral deu particular realce à colaboração dos leigos”, refere a Diocese de Santarém em nota de pesar hoje anunciada.

O corpo do Padre António Marques Garcia esteve esta terça-feira na Igreja Paroquial de São João Batista de Almeirim onde permanecerá até amanhã, quarta-feira, às 9h00, altura em que se iniciará uma celebração eucarística, seguindo-se a saída do corpo para a Igreja Paroquial de Freixo, Guarda, sua terra natal, onde será celebrada novamente missa e depois irá a sepultar no cemitério local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB