António Jorge Campos Pimenta da Gama, oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR), conhecido sobretudo pelo seu extenso currículo desportivo no que concerne à modalidade de hipismo, morreu esta quinta-feira,25 de julho, aos 83 anos, por morte natural.
Nascido em Torres Novas, a dia 14 de maio de 1930, Pimenta da Gama ingressou na GNR em 12 de janeiro de 1957, tendo-se tornado oficial do antigo Regimento de Cavalaria (atual Unidade de Segurança e Honras de Estado). Durante a sua carreira, representou Portugal, e a GNR, em diversos concursos e provas hípicas nacionais e internacionais.
Agraciado em vida com a medalha de Mérito Desportivo, imposta pelo Estado português em 1986, e com a medalha do Comité Olímpico Português de melhor desportista do ano (1965), destacou-se como chefe da Equipa Nacional de Juniores no Campeonato da Europa de Saltos, como membro da Equipa Nacional de Obstáculos entre 1962 e 1983, como vencedor de cerca de 1000 provas em Portugal e no Estrangeiro, sendo ainda o detentor do maior número de Primeiros Prémios em Portugal.
O corpo do capitão Pimenta da Gama esteve em câmara ardente na Igreja da Parede, de onde saiu esta sexta-feira, dia 26, para o cemitério de Santa Iria da Azóia, onde ficou sepultado