Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Morreu José Luís Nazareth Barbosa

José Luís Nazareth Barbosa, nome de vulto da sociedade e cultura ribatejana, faleceu esta quarta-feira, 21 de Novembro, em Santarém, onde residia, aos 85 anos.

Madeirense de nascença mas ribatejano de vida, desde os 5 anos de idade, foi radialista, director de programas na Rádio Ribatejo, e trabalhou durante vários anos na Direcção Geral dos Serviços Prisionais, onde viria a fazer carreira. Esteve dois anos no Linhó, tirou um curso de psicologia criminal que, com as bases do bacharelato em psicologia que já tinha, lhe deu mais tarde equivalência a licenciatura.

Grande parte da sua vida – 36 anos – foi passada no meio prisional, tendo estado 18 anos em Alcoentre e mais 18 anos no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, como director, até se reformar aos 66 anos.

A ligação a Alcoentre perdurou durante quase quatro décadas, tendo-se envolvido bastante com a comunidade local. Foi encenador de um grupo de teatro, presidente da Casa do Povo local, e chegou a vereador da Câmara de Azambuja.

Com a reforma regressou a Santarém, onde manteve a ligação à cultura através da Orquestra Típica Scalabitana, como apresentador, declamador e letrista de serviço. Escreveu canções para vários artistas locais.

Foi alvo de várias homenagens, entre as quais a da Junta de Freguesia de São Nicolau, em Santarém, que o elegeu como “Personalidade do Ano 2009”.

Viúvo, pai de três filhos, com quatro netos e uma bisneta, faleceu hoje em Santarém. O funeral deverá realizar-se amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB