Sex, 19 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Morreu João Sabino o inventor de Benavente

João Vieira (Sabino), poeta popular, inventor, e a pessoa mais velha do país a frequentar o programa Novas Oportunidades, morreu esta quinta-feira, 29 de Novembro, aos 92 anos.

Nascido em Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, a 15 de Outubro de 1920, mas a residir em Benavente desde 1960, João Sabino, também conhecido por cowboy de Benavente devido ao chapéu que usava com frequência, foi trabalhador rural, feitor na Mata do Duque, Director dos Serviços Agrícolas no extinto FIT – Fomento da Indústria do Tomate, inventor e poeta popular.

No seu vasto currículo, destaca-se a invenção da primeira máquina de plantar e regar tomate da Europa. A invenção aconteceu há meio século, para responder à falta de mão-de-obra suficiente para as grandes plantações de tomate que idealizava.

A máquina, feita em ferro, era atrelada a um tractor e formada por dois discos, que ao serem abastecidos por apenas duas mulheres, plantavam o tomate na melhor das perfeições. Como o grande segredo para uma boa produção de tomate é efectuar-se uma rega logo após a plantação, João Sabino equipou também o seu engenho com dois bidões de água.

Outra das suas maiores conquistas aconteceu em março deste ano, já com 91 anos, quando se tornou no mais velho aluno do país a concluir o 9.º ano através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência (RVCC), no Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

Um comunicador por natureza, publicou 4 livros de versos: “Versos dos Saberes da Vida” (2001); “Versos do Coração” (2002); “Pão de Versos” (2003) e “Frutos de Outono” (2003), todos em edição de autor, e um livro de memórias “A Minha História”, publicado pela Câmara Municipal de Benavente, em 2005, no qual o autor dá a ver, na simplicidade do discurso directo, escrevendo como falava, o seu singular percurso pessoal.

João Sabino era sogro do atual presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão. O funeral realiza-se esta sexta-feira, pelas 11 horas, na Igreja Matriz de Benavente.

Numa entrevista ao jornal económico "Dinheiro Vivo", João Sabino falou da sua vida, num video que pode ver AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB