O acesso pela chamada Estrada do Peso está cortado desde o encerramento da passagem de nível no passado dia 24 de abril, na sequência da última colisão entre um comboio e um pesado de mercadorias, que teve como consequência a morte do condutor do camião.
Neste momento, sobra apenas a estrada que dá acesso às Ómnias e ao Aeródromo de Santarém, mas as condições de circulação não oferecem segurança aos condutores, que temem verem-se envolvidos em acidentes.
Segundo o que foi transmitido pelos moradores das Caneiras à União de Freguesias da Cidade e à Câmara de Santarém, esta via é usada por muitos pesados que não cumprem os limites de velocidade, e não respeitam as zonas onde a estrada tem menor visibilidade, é mais apertada e não permite o cruzamento de dois veículos em simultâneo.
Além disso, acrescentam que a estrada fica submersa junto à entrada do aeródromo quando chove com maior intensidade, uma situação que deixará a aldeia isolada.
Como soluções, os residentes pedem a reabertura da passagem de nível do Peso, o que será praticamente impossível até à realização de obras profundas no local, e a interdição da circulação de viaturas pesadas na via que desce da cidade.
Em resposta às solicitações dos moradores, a solução imediata proposta pela Câmara de Santarém é a implementação de um novo plano de sinalização que limita a velocidade a 30 km/h e colocação de sinais de perigo nos cerca de 1,8 quilómetros em que a via é mais estreita.
O plano, que ainda carece de aprovação por parte do executivo municipal, não satisfaz as pretensões dos moradores das Caneiras, que, através de vários e-mails, já transmitiram a sua discordância à autarquia e à União de Freguesias.