A paróquia de Alcanhões, no concelho de Santarém, vai receber um grupo de 60 missionários da Faculdade de Arquitetura de Lisboa entre os dias 3 e 10 de fevereiro, no âmbito da iniciativa “Missão País”.
“Todos os anos, na transição do primeiro para o segundo semestre académico, milhares de universitários portugueses partem para pequenas localidades do país onde, durante uma semana, são missionários. Essa iniciativa chama-se «Missão País»”, explica o Padre Tiago Moita.
Durante esta semana, os jovens universitários vão envolver-se em iniciativas de voluntariado nas escolas da freguesia, jardim de infância e escola básica, e no Centro Social Paroquial Santa Marta.
O programa inclui ainda experiências de oração pessoal e de missionação porta-a-porta, uma vigília na Igreja Matriz no dia 7, sendo que o jantar do dia seguinte, 8 de fevereiro, será na casa das famílias que lhes queiram abrir as portas.
Na sexta-feira, dia 9, há uma ceia partilhada na sede do Agrupamento de Escuteiros, animada pelo Rancho Folclórico de Alcanhões, pelas 21horas, e, no último dia, pelas 11 horas, na sede da Associação Popular de Alcanhões (APA), os jovens missionários vão apresentar uma peça de teatro, um espetáculo gratuito e aberto a toda a população.
A “Missão País” começou com estudantes ligados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, em 2003, sendo que, em 2024, envolve 69 missões de 57 faculdades diferentes de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Estoril, Aveiro, Braga, Leiria, Santarém, Beja, Algarve, Madeira, Açores, Covilhã e Setúbal, reunindo mais de 4 mil participantes.
No concelho de Santarém, as freguesias de Alcanede e Pernes já acolheram iniciativas da “Missão País” durante três anos consecutivos, sendo que esta iniciativa vai realizar-se em Alcanhões entre os anos de 2024 a 2026.