PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Militar da GNR de Santarém salva criança que estava a sufocar

O Sargento-ajudante Nelson Ribeiro, do Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém, foi protagonista de um salvamento inesperado de uma criança de dois meses durante uma ação de patrulhamento de rotina na A1, na zona de Torres Novas.


O caso, com final feliz, remonta a 24 de outubro, um domingo, por volta das 19h00, mas foi agora revelado pelo Comando Territorial de Santarém da GNR, que partilhou o testemunho, em forma de agradecimento, enviado pelo pai da criança, e que aqui reproduzimos.

“No domingo, dia 24 de outubro de 2021, aquando da vinda de Coimbra para Sintra, por volta das 19:00 horas, na A1, sentido norte-sul, na zona de Torres Novas, o meu filho de 2 meses e meio começou a apresentar algumas dificuldades respiratórias e sinais de sufocamento por um vómito.

De imediato a minha esposa e mãe do [nome ocultado], começou a realizar manobras de Heimlich sem sucesso. Devido à angústia e risco de morte do nosso filho por sufocamento, começámos a circular com aumento de velocidade para nos dirigirmos com urgência para uma unidade hospitalar.

No caminho, encontrámos uma patrulha de trânsito da GNR, comandada pelo Sargento-ajudante Nelson Ribeiro e, assim que a avistamos, pedimos de imediato ajuda e apoio.

A patrulha mandou-nos encostar na berma para nossa segurança, eu saí do carro em pânico a pedir ajuda ao militar. Este, quando soube que se tratava de um sufocamento de recém-nascido, começou de imediato as manobras de Heimlich, começando o nosso filho a chorar e a melhorar a coloração.

De imediato, o militar da GNR pediu para ficarmos calmos, por forma a tranquilizar-nos, informando que nos levaria em marcha de urgência ao hospital mais perto, o Hospital Distrital de Santarém.

Seguidamente iniciámos a marcha de urgência atrás do veículo da GNR, com as luzes de emergência ligadas, para nos dirigirmos com a maior brevidade possível à unidade hospitalar.

Aquando da chegada à unidade hospitalar, já tínhamos equipas de profissionais de saúde a aguardar e logo prestaram os primeiros cuidados médicos.

Quero aqui deixar o agradecimento da minha parte e da minha esposa, porque sem a ajuda do Sargento-ajudante Nelson Ribeiro do Comando Territorial de Santarém, o nosso filho já não estaria cá. Foi o nosso anjo. Sem a sua experiência e calma, o nosso filho não teria hipóteses de sobrevivência. Ficarei eternamente agradecido por ter salvo a vida do meu filho e por nos ter ajudado a dirigir a uma unidade de saúde com celeridade e com segurança.

Desejo os maiores sucessos profissionais e pessoais a todos estes profissionais que são uma mais valia para toda a sociedade.

Muito obrigado”.

Foi este o testemunho, na primeira pessoa, de pai da criança salva por este militar da GNR.

Uma resposta

  1. parabéns este policial isto segnifica k nem todos sao maus alem de estar a faser o trabalho dele salvou um bebe prestou auxilio um bem aja , pk a vida nao pode ser só criticas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Uma resposta

  1. parabéns este policial isto segnifica k nem todos sao maus alem de estar a faser o trabalho dele salvou um bebe prestou auxilio um bem aja , pk a vida nao pode ser só criticas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas