Dom, 3 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Mesa montada para a sopa da pedra no Parque das Tílias

A vontade de provar a típica sopa da pedra de Almeirim aumentou certamente nos dois últimos anos, em que o festival que lhe é dedicado foi suspenso devido ao combate à pandemia.


A 8ª edição deste certame gastronómico arrancou esta quarta-feira, 31 de agosto, com mesa montada no Parque das Tílias, junto à praça de touros e à zona da restauração da cidade, até ao próximo domingo, 4 de setembro.

{creativeslider id=”15″}
E este é o primeiro ano desde que o ex-libris gastronómico de Almeirim recebeu o estatuto de “Especialidade Tradicional Garantida” pela Comissão Europeia, o que garante a sua autenticidade e o respeito pelos ingredientes e regras de confeção.
“A certificação dá uma garantia de qualidade às pessoas, e vem trazer uma mais valia para o festival”, afirma Rui Figueiredo, da Confraria Gastronómica de Almeirim, que organiza este festival em parceria com a Câmara Municipal e a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra.
“Há muitas «sopas da pedra» espalhadas pelo país, mas esta é sem dúvida a original porque temos os ingredientes e todo um caderno de especificações que nos explicam o tamanho da batata, a qualidade do feijão e dos enchidos, e faz com que se torne num produto único”, explica Rui Figueiredo
Mas nem só de sopa da pedra se faz este festival gastronómico, onde os visitantes encontram um sem número de petiscos servidos nas tasquinhas exploradas por coletividades locais, e todos os produtos típicos que dão fama ao concelho, casos das “caralhotas”, do melão e dos vinhos produzidos nas casas agrícolas do concelho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB