O Mercado Municipal abriu as portas no sábado, 7 dezembro, entre as 15h00 e as 20 horas, para um certame que encheu o recinto, no âmbito da programação da “Cidade do Vinho 2024” e do “Reino de Natal”.
Milhares de pessoas tiveram oportunidade de conhecer o remodelado espaço, bem como de degustar vinhos e produtos gastronómicos, sem esquecer a presença do artesanato local. Um evento que permitiu aos empresários darem a conhecer os seus produtos e aos visitantes anteciparem a compra de alguns presentes de Natal a preços competitivos.
Nas declarações que prestou aos jornalistas, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, anunciou que até à abertura definitiva do Mercado Municipal, prevista para 19 de março de 2025, a autarquia vai promover a realização de iniciativas como esta.
“Mostrarmos a quem visita Santarém, e à nossa querida população, aquilo que de bom existe do ponto de vista da produção do vinho, do artesanato e de muitos outros produtos que serão colocados à disposição de todos”, disse João Leite, deixando o convite para o próximo dia 14 de dezembro, em que p mercado estará também aberto com outra iniciativa e com outra dinâmica.
No certame foi possível degustar os vinhos dos dez produtores presentes, que na sua maioria eram do concelho de Santarém, para além dos oriundos de Almeirim, Alpiarça e Cartaxo, concelhos que integraram a “Cidade do Vinho 2024”. Estiveram ainda presentes os produtores convidados do Município de Loures – Bucelas e o representante da “Cidade do Vinho 2025”, da Serra d’Ossa: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
Este evento contou ainda com a participação de produtores locais de alimentos: azeite, mel, enchidos, queijos, pão, bolos, doces, compotas, produtos de agricultura biológica e dois produtores de gin. Destaque, ainda, para a mostra especial, representada pelos artesãos locais: com cestaria, pintura, tapeçaria, bordados, carpintaria, brinquedos tradicionais, bonecos de pano, artigos de decoração em cortiça, bem como artigos de marcenaria e cutelaria de autor 100 por cento ribatejanos.
A 14 de dezembro, o Mercado Municipal volta a ter um “dia aberto”, para receber o evento “Republic Market”, entre as 10 e as 19 horas, para uma venda de Natal integrada na programação do “Reino de Natal”.