Três alegados mendigos estão a ser julgados no Tribunal de Santarém por agredir fisicamente e ameaçar quatro vigilantes do Santuário de Fátima, quando estes tentaram retirá-los do recinto religioso.
O primeiro caso ocorreu a 1 de agosto de 2021, após um dos arguidos, de 22 anos e nascido no Seixal, ter sido apanhado em flagrante a pedir dinheiro aos fiéis, o que é proibido dentro do perímetro do Santuário.
Por não aceitar ter sido repreendido, o jovem seguiu o segurança até às traseiras da Capelinha das Aparições e atacou-o de surpresa com um copo para velas dobrado em forma de bico e murros nas costas.
Ao aperceber-se da situação, um segundo vigilante foi em socorro do colega e acabou por sofrer vários ferimentos ao ser agredido a soco e pontapés na cara e nas pernas pelo primeiro arguido e por outro amigo, de 27 anos e natural de Coimbra.
Pouco tempo depois, registou-se uma nova altercação perto de um túnel na saída norte do Santuário, onde já estava o terceiro arguido, de 30 anos e irmão do homem de Coimbra.
Nesta situação, o trio voltou a agredir a murro e pontapé os vigilantes do espaço, antes de fugir para o exterior.
No dia 30 de agosto, segundo o despacho de acusação a que a Rede Regional teve acesso, o homem mais novo voltou a ser apanhado em flagrante a pedir esmolas aos fiéis, tendo voltado a envolver-se em confrontos físicos e ameaças de morte com dois outros vigilantes, que sofreram ferimentos leves.
Este arguido está acusado pelo Ministério Público (MP) de quatro crimes de ofensa à integridade física e outro de injúria agravada, ao passo que os dois irmãos respondem por um crime de ofensa à integridade física.