Manuel Fanfa, um médico ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave durante um jogo de futebol a contar para a Taça das Regiões, no estádio municipal D. Manuel de Mello, em Almeirim.
A intervenção imediata dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Almeirim no local foi fundamental para salvar a vida do clínico, segundo relata Pedro Ribeiro, o presidente da Câmara de Almeirim, na sua página do Facebook.
“Depois dos procedimentos iniciais e em articulação com o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, a ação dos bombeiros foi decisiva no Sistema Integrado de Emergência Médica”, e resultou na atribuição de uma “Via Verde AVC”, sendo o doente transportado para uma unidade hospitalar em Lisboa com Unidade AVC”, explica o autarca.
“O profissionalismo e o conhecimento dos nossos operacionais anteviu a necessidade do apoio da PSP no trânsito; à entrada de Lisboa, a PSP colocou dois batedores a acompanhar a ambulância, em algumas zonas em sentido contrário devido ao transito que se fazia sentir”, conta ainda Pedro Ribeiro, acrescentando que “cerca de uma hora após o incidente o doente estava no Hospital de referência.”
Segundo a Rede Regional conseguiu apurar, Manuel Fanfa encontra-se a recuperar do AVC sofrido no passado sábado, durante um jogo entre as seleções de Castelo Branco e do Algarve.
Num país “onde muita gente pensa que bombeiros voluntários é sinal de amadorismo, é fundamental e justo divulgar relatos destes”, considera ainda o presidente da Câmara de Almeirim, “até porque não são casos isolados. São a norma”.
“A formação, os dias perdidos, a ausência da família e dos amigos tornam-vos mais competentes, atentos e resilientes. Essa atitude faz a diferença na vida de muitas pessoas”, escreve ainda o autarca, num comentário final dirigido aos bombeiros de Almeirim.