Ter, 18 Junho 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Mais um troço de rio reabilitado em Santarém

reabilitar ribeira

A Vala de Alvisquer, junto à Ponte de Alcorce, na Ribeira de Santarém, acolheu este sábado, 4 de março, a 14ª intervenção do Projeto Reabilitar Troço a Troço (RTT) da Câmara Municipal de Santarém.

A intervenção passou pela criação de um sumidouro de dióxido de carbono no terreno adjacente à margem direita da Vala de Alvisquer, com a plantação de 52 árvores de diversas espécies autóctones, atribuídas no âmbito do Programa Floresta Comum, promovido pela QUERCUS.

Em ambas as margens foram ainda plantadas 48 árvores para recuperação da galeria ripícola e com objetivo de promover o ensombramento da linha de agua, baixando a sua temperatura, sobretudo no Verão, e melhorar o ecossistema local.

reabilitar ribeira ricardoNo que se refere à intervenção de engenharia natural, além da colocação de estaria de salgueiro nos taludes de ambas as margens, foram realizadas faxinas vivas de salgueiro, num pequeno troço da margem direita, a montante da Ponte de Alcorce, com o objetivo de promover a sua estabilização.

Esta ação contou com o apoio da União de Freguesias da Cidade de Santarém, do Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém e do Grupo Folclórico de Danças Regionais Stª Iria – Ribeira de Santarém, que se associaram à equipa da Câmara de Santarém, num total de cerca de 60 pessoas.

Participaram ainda nesta ação no RTT os investigadores Filipe Ribeiro e Ana Veríssimo, que atualmente se encontram a estudar a população de Boga de boca-arqueada-de-Lisboa, espécie exclusiva de Portugal, detetada nesta linha de água e que se encontra severamente ameaçada.

O investigador Pedro Teiga partilhou com os participantes os seus conhecimentos enquanto especialista em reabilitação de rios e ribeiras com o envolvimento ativo da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB