Decorrida uma década sobre o último ACAREG, a região de Santarém volta a juntar escuteiros de todas as idades para mais uma grande atividade de partilha, vivência e fortalecimento.
O décimo ACAREG de Santarém inicia com o Rover, atividade dirigida aos caminheiros (jovens dos 18 aos 22 anos), dividida em 3 rotas que se realizarão em Salvaterra de Magos, Rio Maior e Torres Novas. A atividade continua com todos os escuteiros, de 15 a 20 de agosto, tendo como base a Herdade dos Gagos, em Fazendas de Almeirim.
Estão inscritos mais de um milhar de crianças e jovens, com idades entre os 6 e 22 anos, de 27 agrupamentos dos 29 agrupamentos da Região, e, ainda, um agrupamento da Região do Porto.
O tema que congregará todos os participantes numa mesma vivência é ‘UBUNTU: Eu sou porque tu és’, o mesmo mote que serviu de base à vivência da Região de Santarém nos últimos três anos.
A Chefe Regional de Santarém, Diana Cardoso, garante que “está criado o ambiente propício para uma vivência rica em dinamismo, partilha e aprendizagens, antevendo-se dias com muita alegria, muitos desafios e grande superação para todos”.
“Este acampamento é o corolário de um triénio bastante complicado – que começou em pandemia e teve de inaugurar um novo tempo, com grandes transformações em toda a sociedade e também no escutismo –, que arriscou viver uma realidade em que colocamos o outro, nosso irmão, num lugar chave das nossas vidas. Vivemos essa ideia durante três anos e agora vamos celebrar, juntos, para depois sermos enviados a fazê-lo sempre”, acrescenta Diana Cardoso.
O Corpo Nacional de Escutas celebra em 2023 o seu primeiro centenário e é a maior associação de juventude de Portugal e também da Diocese de Santarém. A Região Escutista de Santarém tem 2243 escuteiros, operando e crescendo em 29 agrupamentos, em 12 concelhos da Diocese de Santarém.