Sáb, 13 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Mãe sequestra filhos antes de acidente mortal

ATUALIZAÇÃO A 22/01/2021 • 17H43

A menina de dois anos que estava em estado crítico no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na sequência de um acidente ocorrido ontem, em Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, faleceu esta sexta-feira, vítima dos graves ferimentos sofridos.

 

NOTÍCIA ORIGINAL (22-01-2021 08:29:07)

O menino de três anos que morreu no acidente de viação em Arrouquelas, concelho de Rio Maior, bem como a irmã de dois anos que ficou entre a vida e a morte, tinham sido sequestrados minutos antes pela própria mãe da casa da avó materna.


Segundo a Rede Regional apurou junto de fonte da GNR, a mulher, Sofia Nobre, deslocou-se da sua atual residência em Vila Nova de São Pedro a Manique do Intendente, concelho da Azambuja, a casa da sua mãe, que detém o poder paternal das crianças.
Pouco depois das 9 horas, Sofia Nobre terá aproveitado um momento de distração e conseguiu levar as crianças para o carro da avó, colocando-se em fuga sem esta se aperceber.
A mulher, de 35 anos, arrancou a alta velocidade e conduziu até à localidade de Arrouquelas, no concelho vizinho de Rio Maior, onde embateu com grande violência no muro de uma habitação na Rua Manuel Sequeira Nobre (Estrada Municipal 510), por volta das 9h45.
Nenhum dos ocupantes tinha cinto de segurança colocado, aquando do embate, segundo fonte da GNR.
Sofia Nobre sofreu politraumatismos muito graves na bacia e nas pernas e foi transportada ao Hospital de Santarém, sem correr perigo de vida.
Os seus dois filhos tiveram menos sorte: o mais velho acabou por falecer à chegada ao Hospital de Santarém, ao passo que a menina mais nova ficou em paragem cardiorrespiratória e foi transportada em estado crítico para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece internada com prognóstico bastante reservado.

Mãe atravessa período depressivo muito grave
Segundo relatou à Rede Regional uma residente em Manique do Intendente, que pede para não ser identificada, os menores estavam à guarda da avó materna devido aos problemas de saúde de Sofia Nobre, que padece de doença bipolar.
“Ela vem de uma boa família e não é má pessoa, mas a doença nunca a deixou ter uma vida normal”, refere, explicando que, por exemplo, a mulher chegou a estudar medicina veterinária, sem nunca ter conseguido acabar o curso devido a problemas de saúde.
A mulher está a atravessar um período de depressão que a levou a tentar o suicídio há poucos meses, segundo a mesma fonte, que acrescenta que o pai das crianças separou-se há “algum tempo” de Sofia Nobre, numa relação que nunca foi muito estável.
O homem não tinha contato com os filhos.

Embate muito violento
As causas do sinistro estão a ser apuradas pelo Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR, mas, tendo em conta as caraterísticas da rua onde ocorreu o acidente e as marcas da violência do embate, tudo indica que a mulher seguia a uma velocidade excessiva e claramente superior à permitida por lei.
À chegada dos bombeiros ao local, a mãe encontrava-se encarcerada no interior da viatura, ao passo que os menores já tinham sido retirados por um popular.
As manobras de reanimação ao menino de 3 anos duraram cerca de uma hora e 45 minutos, mas a criança veio a falecer à chegada ao Hospital de Santarém.
As operações de socorro envolveram três Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER’s), de Santarém, Caldas da Rainha e Vila Franca de Xira, 11 operacionais e cinco viaturas dos Bombeiros de Rio Maior e de Alcoentre, a GNR de Rio Maior, e militares do Destacamento de Trânsito e do NICAV de Santarém.
Foi mobilizada uma Unidade de Apoio Psicológico do INEM de Lisboa, para prestar assistência à restante família que reside em Manique do Intendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB